quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rupturas Possíveis: a série Os Assumidos (Queer as folk)

Rupturas Possíveis:
a série Os Assumidos
(Queer as folk)

Rupturas Possíveis: representação e cotidiano na série Os Assumidos (Queer as folk)
de Sofia Zanforlin

198 páginas

Apresentação Tânia Montoro


O livro percorre os 22 episódios da primeira temporada da série de TV Os Assumidos (Queer as folk) e realiza uma análise crítica das temáticas abordadas pelo seriado. As representações são questionadas para responder à pergunta: a visibilidade conferida pela TV pode representar o caminho para uma convivência e respeito às diferenças, ou, ao contrário, reafirma e cria novos estereótipos?



Queer as Folk é o nome de duas séries televisivas dramáticas de sucesso, criados por Russell T. Davies. O nome do seriado é uma brincadeira com um ditado inglês, de "ninguém é tão estranho como nós" ("nobody is so weird as folk"), para "ninguém é tão gay como nós" ("nobody is so queer as folk").

A série original começou a ser produzido em 1999 pelo Red Production Company para o canal aberto Canal 4 do Reino Unido. Contava os conflitos diários de três homens gays vivendo em Manchester.

O seriado adaptado foi uma co-produção Estados Unidos–Canadá e começou a ser transmitido em 2000 nos seguintes canais de televisão a cabo: Showtime (EUA) e Showcase (Canadá). Contava a história de cinco homens gays e uma casal de lésbicas que viviam em Pittsburgh, Pennsylvania.

Houve algumas diferenças óbvias entre os dois seriados: primeiro na quantidade de personagens e tramas principais, segundo nas cenas de nudez (devido ao fato de que o segundo era transmitido em canais de televisão a cabo, e o primeiro não).


" Este seriado é um marco na luta dos direitos GLBT, pois investe em uma trama sem cunho pornográfico ou apelativo, mostrando homossexuais como pessoas normais, vivendo o seu dia-a-dia. As dificuldades e conquistas desta comunidade são brilhantemente retratadas neste seriado. "

O LIVRO É UM LANÇAMENTO DA
ANNABLUME

Nenhum comentário: