domingo, 28 de setembro de 2008

Mise en Scene

Mise en Scene
de Claude Cahun, Tacita Dean e Virginia Nimarkoh

Exposição e livro
Mise en Scene - Instituto de Arte Contemporânea (ICA), Londres - 13 de outubro a 27 de novembro de 1994

66 páginas (p.b)

Esta exposição reuniu Claude Cahun, Tacita Dean e Virginia Nimarkoh.
Tacita Dean (nascida em 1965) Inglêsa é uma artista visual mais conhecida por seu trabalho em película 16 milímetros, embora ela utiliza uma variedade de mídias, incluindo desenho, fotografia e som. Seus filmes muitas vezes empregam imagens estáticas e ângulos de camera que buscam criar uma atmosfera contemplativa. Já Virginia Nimarkoh nasceu em 7 de janeiro de 1967 e busca uma fotografia mais cotidiana. Mas qui quem nos interessa mesmo é
Claude Cahun (25 de Outubro de 1894 - 8 de Dezembro de 1954) artista francesa, fotógrafa e escritora. Seu trabalho era tanto político como pessoal, e muitas vezes jogou com os conceitos de gênero e sexualidade.

Lucy Schwob nasceu em Nantes, e era a sobrinha do escritor Marcel Schwob, bem como a do orientalista David Cahun Léon. Começou a fazer auto-retratos fotográficos em 1912, quando tinha apenas dezoito anos, e ela continuou realizando as imagens de si mesma através dos anos 30.

Em 1919, assume o pseudônimo Claude Cahun, intencionalmente selecionado como um nome sexualmente ambíguo.Anteriormente utilizou os nomes Claude Courlis e Daniel Douglas. Durante os primeiros vinte anos, viveu com sua irmã adotiva Suzanne Malherbe. Ela publicou artigos e romances, em especial no periódico "Mercure de France".

Ao longo da sua vida, trabalhou em uma série de monólogos chamado "heroínas", que foi baseado em conto de fadas de personagens femininos e a interligação entre elas com inevitáveis comparações com a imagem das mulheres contemporâneas. Em 1929, uma fotografia dela foi publicada na revista Bifur.

Além de lhe escrever, ela é mais lembrada pelos seus auto-retratos formente influinciados pelo Surrealismo. Em 1932 ela aderiu à Associação Ecrivains et des Artistes Révolutionnaires, onde ela conheceu André Breton e René Crevel. Depois disso, ela começou compartilhar as idéias surrealista do grupo, e mais tarde participou de uma série de exposições surrealistas, incluindo a de Londres (New Burlington Galeria) e a Exposição surréaliste d'Objectos (Charles Ratton Gallery, em Paris), ambas em 1936.

Os textos de Cahun foram publicados em 2002 como Claude Cahun - Écrits (ISBN 2-85893-616-1), editada por François Leperlier.











Nenhum comentário: