quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Meta



de Darcy Penteado

da antiga Edições Símbolo
Ano: 1977
Edição: 2ª

Darcy Penteado, nasceu em São Roque em 1929 e faleceu aos 61 anos, em 5 de dezembro de 1987, foi desenhista, cenógrafo, autor teatral e pioneiro militante do movimento GLS brasileiro.

Distinguindo-se sempre pelos elegantes desenhos a bico de pena, trabalhou primeiro em publicidade e como figurinista, ilustrando revistas de moda, passando logo a trabalhar em teatro, como figurinista e cenógrafo, tendo participado, na década de 1950, do TBC.

Participou de inúmeras exposições, ilustrou livros e foi uma figura presente na cena cultural da cidade de São Paulo entre a década de 1950 e década de 1980, quando faleceu vitimado pela AIDS.

Escreveu peças de teatro e lançou o livro A Meta em 1976, combatendo a discriminação. Participou ativamente, durante os anos de repressão da ditadura militar como editor do extinto tablóide O Lampião, especializado na questão da diversidade sexual.

Nos últimos dois anos de vida, retirou-se para uma mansão no alto da Serra da Cantareira, São Paulo, e continuou suas pinturas.Foi de Darcy Penteado, ainda no início da década de 80, a primeira tentativa de arrecadação de fundos em benefício da pesquisa sobre a Aids no Brasil, através de um leilão. Apesar de desencantado com os resultados, participou de diversas campanhas de concientização sobre a AIDS, tendo gravado uma chamada para a televisão, de alerta ao público.

Nenhum comentário: