quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Duplamente Abençoado: Sobre Ser Gay e Judeu

Duplamente Abençoado: Sobre Ser Gay e Judeu

(organização)
de CHRISTIE BALKA e ANDY ROSE


Uma coletânea pioneira sobre judeus que assumem a homossexualidade e mantêm laços com a comunidade judaica. Ensaios e artigos com testemunhos de experiências de gays e lésbicas judeus e suas dificuldades diante das tradições culturais e religiosas.


Na Espanha do século XV, a Inquisição exigia que todos os judeus se convertessem ou se exilassem. Entretanto, alguns judeus enveredaram por um caminho diferente, convertendo-se externamente ao cristianismo e, secretamente, observando as práticas judaicas em seus lares. Conhecidos como conversos, estes judeus eram marginalizados, considerados anormais na história judaica. Os judeus homossexuais têm amargado um destino semelhante. E, com freqüência, escondem sua orientação sexual para poder sobreviver como judeus. "Duplamente Abençoado - Sobre Ser Gay e Judeu" é uma pioneira coletânea sobre judeus que assumem a homossexualidade e mantêm laços com a comunidade judaica.

São ensaios e artigos com testemunhos de experiências de gays e lésbicas judeus e suas dificuldades diante das tradições culturais e religiosas. O livro mostra como a experiência judaica lésbico-gay não é monolítica. Antes, é influenciada pelas vicissitudes da identidade, do sexo, da idade, da classe, da geografia, da habiliade física e de outros fatores. Poderoso testemunho de resistência ao preconceito, tem alcance universal como um tocante chamado à tolerância e a aceitação do semelhante.

"Em raras ocasiões, quando interagi com a organizada comunidade judaica, não desafiei suposições tácitas, feitas por outros, de que eu era heterossexual. Em resumo, isto alimentou uma profunda sensação de falta de autenticidade, que carreguei na condição de judia," explica Christie.

um livro da
ROSA DOS TEMPOS

Nenhum comentário: