terça-feira, 23 de setembro de 2008

Chambre Close



Chambre Close
de Bettina Rheims


Bettina Rheims nasceu em Paris em 1952, mas foi só em 1978 (com 26 anos de idade) que começou a se interessar pela fotografia. Antes disso, as suas atividades eram o jornalismo, vender obras de arte e modelo. Os seus primeiros trabalhos foram fotografias sobre artistas de strip tease e acrobatas, que são mostrados 1981, em duas exposições pessoais, no Centro Pompidou e, ao Texbraun Galerie, em Paris. Daí para cá realizou vários trabalhos, dos quais se destacam a série "Chambre Close", entre 1990 e 1992, e em 1999, I.N.R.I. com fotos baseadas em cenas bíblicas. Este último trabalho, como era de se esperar, foi bastante contestado por parte dos setores mais conservadores. Em 2000 o trabalho X'Mas sobre a descoberta da femilinidade por parte de jovens, antecedeu Shangai, de 2003, sobre a sua estadia nessa cidade durante seis meses. Em 2004, More Trouble reúne 10 anos de retratista, principalmente de mulheres famosas.

Bettina Rheims é não só um dos grandes vultos da fotografia da França, mas também na Europa, América e de todo o mundo.

Sua mítica série Chambre Close, foi realizada entre 1990 e 1992, em colaboração com Serge Bramly, e foi um imenso sucesso não só na Europa.

Exposições
2008 Bettina Rheims, Can You Find Happiness?, C/O Berlin, Berlin
2007 Bettina Rheims -heroines, Kestner Gesellschaft Hannover, Hannover
2006 Bettina Rheims - Héroïnes, Galerie Jérôme de Noirmont, Paris
2006 Bettina Rheims Retrospective, Kunsthal, Rotterdam ; Moscow House of Photography, Moscow ; Musée d'Art Contemporain, Lyon.
2005 Bettina Rheims Retrospective, KunstHausWien, Wien, NRW Forum Kultur und Wirtschaft, Düsseldorf ; Botanique Museum, Brussels
2004 Bettina Rheims Retrospective, Helsinki City Art Museum, Helsinki ; Kunstnernes Hus, Oslo.
2003 Shanghai, Galerie Jérôme de Noirmont, Paris
2002 Chambre Close - L’intégrale, Galerie Jérôme de Noirmont, Paris

Livros
Bettina Rheims, Héroïnes, Galerie Jérôme de Noirmont, Paris, March 2006
Bettina Rheims, More Trouble, Schirmer / Mosel Verlag, Munich, 2004
S. Bramly, K. Levine, JC. Amman and B. Arell, Rétrospective Bettina Rheims, Schirmer / Mosel Verlag, Munich, 2004
Bettina Rheims and Serge Bramly, Shanghai, Editions Robert Laffont, Paris, October 2003
Bettina Rheims and Serge Bramly, X’mas, Editions Léo Scheer Paris, October 2000
Bettina Rheims and Serge Bramly, I.N.R.I., Editions Albin Michel, Paris, November 1998
Bettina Rheims and Serge Bramly, Animal, Gina Kehayoff Verlag, Munich, October 1994
Bettina Rheims and Serge Bramly, Chambre Close, Editions Maeght, Paris, September 1992
Bettina Rheims, Modern Lovers, Editions Paris Audiovisuel, Paris, October 1990
Female Trouble, foreword by Catherine Deneuve, Schirmer / Mosel Verlag, Munich, April 1989

Confira aqui algumas fotos

R.G.

Nenhum comentário: