sábado, 11 de outubro de 2008


Enquanto a Inglaterra Dorme de David Leavitt Editora: ARX

A história se passa na Europa da década de 30, quando o fascismo começa a tomar forma. É nesse contexto que o narrador, Brian Bosford, um jovem escritor pertencente à aristocracia britânica, conta como iniciou um romance tumultuado com Edward Phelan, um funcionário do metrô de Londres, de classe social mais baixa, sensível, idealista e comunista. Eles vão morar juntos, e quando Edward escobre que Brian também mantém um relacionamento com uma mulher - por não saber bem como lidar com sua própria sexualidade, por achar que sua homossexualidade era algo temporário -, o que poderia levá-lo até mesmo a se casar, ele se alista, voluntariamente, para lutar contra as forças de Franco na Espanha. Movido pela culpa, Brian sai em busca do amante para resgatá-lo, em meio ao caos e à violência da guerra.

A partir daí, o romance — até então uma crónica sutil sobre os jovens intelectuais fascinados pela esquerda e pelo dandismo — converte-se num admirável afresco sobre um dos períodos mais cruciais da nossa história.

Enquanto a Inglaterra Dorme, como disse o Publishers Weekly, é um melodrama no melhor sentido da palavra, sutil e maravilhosamente escrito.

David Leavitt é autor de vários romances e livros de contos. Foi recentemente indicado ao Literary Lion pela New York Public Library. Divide o seu tempo entre Toscâna e a Florida, em cuja universidade leciona.



Nenhum comentário: