terça-feira, 14 de outubro de 2008


ARTE Y CUESTIONES DE GÉNERO

de Juan Vicente Aliaga


Editorial Nerea, SA


Língua: castelhano


Lançamento: 2004


120 páginas




Um dos livros sobre o tema que considero um dos mais equilibrados dos ultimos tempos. Equlibrado seria a palavra certa? Sei Lá. Só sei que é (deus nos livre) redondinho e palatável.



Este Arte Hoy é básico, resumão mas suficientemente independente.



Vamos a ver



Até hoje, na Espanha, na história "inconfortável" dos estudos de arte, em alguns círculos falava-se das questões de gênero, ou seja, os valores em torno de masculinidade e feminilidade. Este breve ensaio trata de propor uma série de leituras acerca de distintas manifestações artísticas, surgidas durante o tal siglo XX (Cambalache), que não se pode entender sem uma perspectiva transversal que tenha em conta os símbolos, signos e significações que a sociedade imprimiu às representações da sexualidade e atribuidas a homens e mulheres. Este breve ensaio visa propor através de uma série de palestras sobre artes das mais diversas formas, que surgiram ao longo do século XX, e que tudo não pode ser entendido sem uma perspectiva que leva em conta símbolos, sinais e significados já incutidos pela sociedade .



Todo este conjunto de razões desenham um perfil mutável e heterodoxo dos sexos e tambem das resistencias que se apresentam - a de manter a divisoria da feminidade e da masculinidade como polos embasados na suposta verdade da natureza.



Esta é a batalha dos valores de gênero não resolvidos pela arte, e que são um terreno fértil para representar a continuidade deste saudável conflito.

Eduardo Cruz

Nenhum comentário: