domingo, 5 de outubro de 2008

BEEFCAKE


BEEFCAKE
The Muscle Magazines os America 1950-1970
F. Valentine Hooven,III

O termo Beefcake é muitas vezes utilizado para designar uma postura da imagem ideal sexual masculina baseada na atratividade física resultante da construção do corpo, mas também é usada por homens e mulheres interessados em fisiculturismo e musculação.

Beefcake era o padrão para atores masculinos . Já em 1920 as fotografias que foram tiradas de astros tais como Rudolph Valentino e Ramón Novarro destacavam o apelo físico. Por certo eram mais raros esses registros fotográficos com os atores que tinham seus filmes rodados com temas que não envolviam selva. Não eram filmes como os de Johnny Weissmuller (Tarzan) e Buster Crabbe. Na década de 1940 viu-se o crescimento desse tipo de foto e os astros eram Tyrone Power, Guy Madison, Sterling Hayden e Victor Mature; as revistas de cinema década de 1950 fotografava de sunga ou shorts atores como Tony Curtis, Rock Hudson, Tab Hunter, Jeff Chandler , Robert Conrad e Robert Wagner . Este período também incluiu o aumento da publicação de revistas de fisiculturismo, que continuam a serem populares .


Outros atores que ocasionalmente eram prodizidos para registros beefcake ao longo dos anos eran Errol Flynn, Robert Taylor, John Payne, Jeffrey Hunter, Rory Calhoun, Peter Lupus, Rod Taylor e Joe Dallesandro.

As Beefcake magazines foram revistas publicadas na América do Norte nos anos 1930 a 1960 que apresentavam fotos que tinham como atrativo a massa muscular de jovens atletas. Logo de início seu principal mercado foi de gays, e até a década de 1960, eram normalmente apresentados como sendo revistas dedicadas ao fomento de fitness e saúde: os modelos eram mostrados muitas vezes demonstrando exercícios. Devido ao contrôle conservador e homofóbico da cultura da época, e por causa das leis de censura leis, a dita pornografia gay não poderia ser vendida abertamente.

Sendo assim a comunidade Gay voltou-se para beefcake, que poderia ser vendidas nas bancas de jornal, livrarias e drugstores. As Beefcake eram muitas vezes a única ligação que a comunidade gay tinha de sua sexualidade. O pioneiro Bob Mizer 's Athletic Model Guild, ou AMG, produziu o primeiro nu total . Junto com ele vieram os filmes (documentários) Beefcake e o natural crescimento da indústria Beefcake magazine.

Neste livro você fará uma viagem curiosa por esse padrão de fotografia e desenho, que por vezes é extremamente curioso e passa todo o kitsche que imperava em décadas passadas. O livro além de uma bem fundamentada introdução nos brinda com o "melhor" das revistas de "músculos" entre 1950 e 1970 nos Estados Unidos.

Raul Galalite

Confira aqui algumas fotos

Um lançamento da
Taschen

Nenhum comentário: