domingo, 31 de agosto de 2008

Amor em Tempos Sombrios


Amor em Tempos Sombrios

de Colm Tóibín















A temática comum a todos os artigos do livro é específica: a homossexualidade não assumida ou não declarada de artistas, escritores e poetas do meio do século XIX até nossos dias. O mais importante, entretanto, é a análise da relação entre o espírito do artista/escritor/poeta e sua obra e as sociedades e os tempos diversos em que viveram. Esse livro oferece um panorama sensível de almas distintas, irmanadas pelo estigma e pelo preconceito, interiormente invencível, como tão bem transparece nessas páginas.


Na verdade o livro nos trás de Oscar Wilde a Almodovar, e começa com uma narrativa pessoal sobre sua infância na Irlanda. São pequenos ensaios, mostrando de que forma a vida influencia a arte.


Um livro onde cada capítulo parece ser uma redescoberta carregado, inclusive, por uma certa energia erótica (como no caso de Roger e Thomas Mann), ou na admiração por figuras como
(Wilde, Bacon, Almodovar), ou o fascínio por certo comportamento de sofrimento ( Elizabeth Bishop, James Baldwin) e, certamente, na tragédia (Thom Gunn e Mark Doty).
Colm Tóibín olha a vida e o trabalho de alguns dos importantes artistas dos séculos XIX e XX,
figuras de primeiro plano cuja a homossexualidade permaneceu escondida ou dissimulada em parte de suas vidas.

Contudo em suas vidas privadas, e também no espírito de seu trabalho, as leis do desejo mudaram tudo para eles e fizeram toda a diferença.
Este livro estuda como o mundo em mudança alterou as vidas e os caminhos de nossos personagens. Colm Tóibín lança uma nova luz sobre a vida destes grandes nomes da literatura e cultura.

Tóibín fez a sua educação básica como aluno interno do St Peter's College, entre 1970 e 1972. Prosseguiu os seus estudos na University College Dublin, tendo-se licenciado em 1975, após o que partiu imediatamente para Barcelona. A sua primeira novela, The South (em inglês), de (1990), inspirou-se parcialmente nos seus tempos passados na capital da Catalunha, tal como, mais directamente, o seu ensaio Homage to Barcelona, também de (1990).

Ao regressar à Irlanda, em 1978, iniciou os seus estudos com vista à obtenção do grau de Mestre, no entanto acabou por nunca entregar a sua tese e deixou a universidade, pelo menos em parte, para uma carreira como jornalista. Os primeiros anos da década de 1980 foram um período particularmente brilhante para o jornalismo irlandês e a época áurea da revista noticiosa mensal Magill (em inglês), de que Tóibín foi editor a partir de 1982 e até 1985.

The Heather Blazing (em inglês), de 1992, foi a sua segunda novela, seguida por The Story of the Night (em inglês), em 1996 e The Blackwater Lightship (em inglês), em 1999. Em 2004 Tóibín publicou O Mestre, um retrato ficcional da vida do escritor Henry James, que foi nomeada para o prestigiado Booker Prize.

Tóibín continuou sempre a trabalhar como jornalista, tanto na Irlanda como no estrangeiro, tendo também alcançado prestígio como crítico literário, ao editar ou escrever obras como The Penguin Book of Irish Fiction (1999) e The Modern Library: The 200 Best Novels in English since 1950 (1999) com Carmen Callil, bem como o famoso ensaio Love in A Dark Time: Gay lives from Wilde to Almodóvar em 2002.

Prêmios

* The Blackwater Lightship (em inglês) foi indicado em 1999 para o Booker Prize e em 2001 para o International IMPAC Dublin Literary Award.
* O Mestre ganhou em 2006 o International IMPAC Dublin Literary Award; foi nomeado em 2004 para o Booker Prize; ganhou também em 2004 o prémio Los Angeles Times Novel of the Year e o Stonewall Book Award, tendo ainda sido classificado pelo The New York Times como um dos 10 mais notáveis livros de 2004.


Leia um trecho deste livro em sua edição original.


e.cruz





Nenhum comentário: