terça-feira, 26 de agosto de 2008

ALAIR GOMES


Foto de Alair Gomes


ALAIR GOMES (1921-1992)

Fotógrafo, cientista, filósofo, escritor, ensaísta, professor, crítico de arte e cultura, viveu no Rio de Janeiro e realizou longas viagens para a Europa, Oriente e Estados Unidos, onde foi bolsista da Guggenheim Foundation por um ano.

Trabalhou na Universidade Federal Fluminense no Dep. de Bio-Física; criou em 1977 e foi coordenador da Área de Fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), escreveu (originais quase sempre em inglês) e deu cursos sobre filosofia da ciência, história da arte contemporânea.

Dedicou-se a fotografia científica e artística. Realizou sua primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema (1984).

Suas fotos encontram-se no acervos da Universidade Federal Fluminense, Niterói; Biblioteca Nacional, RJ; Museus de Arte Moderna do Rio e de SP; MASP; Museu de Fotografia de Curitiba; Fundation Cartier, Paris e em importantes coleções particulares no Brasil e no exterior.

Seus trabalhos têm sido mostrados em exposições tais como: “Corpo&Alma” (Funarte, Rio de Janeiro e Paris, 1984); “Doações e Aquisições Recentes” (MAM, São Paulo, 1988); “Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba” (FCC, Curitiba, 1996) e “As representações do corpo” (MAM, São Paulo, 1997).

Publicou um livro de ensaios sobre arte As Reviravoltas da Arte do Século XX (Niterói, EdUFF, 1995) e colaborou regularmente com publicações especializadas em ciências, artes e cultura como Módulo, Guia das Artes, ArtForum, entre outras.


Saiba mais

Nenhum comentário: